quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

ABC antes da hora??




A Yasmin sempre foi uma criança a frente de sua idade. Claro, sou mãe e isto soa exagerado. Eu sei. Mas não me baseio em minha corujisse pra dizer isto. Todos em nossa volta sempre concordaram que ela é extremamente inteligente.

Sabemos que uma criança educada em mais de um idioma tende a demorar um pouco mais pra desenvolver a fala, porém a Yasmin com 1 ano e meio já obtinha um vocabulário quase inimaginável pra idade dela.

Aos 2 anos Yasmin já falava frases completas e corretas. Hoje, aos 3, ela fala como gente grande e até a professora já comentou conosco que mesmo ela sendo a mais novinha da turma, é a que fala melhor o holandês. Não apenas a pronúncia é mais clara, mas o vocabulário e a construção correta das frases é incrível.

Tão esperta assim, eu já esperava que ela fosse se interessar cedo pela leitura e escrita. Mas foi tudo muito natural. As vezes comentávamos o nome de uma letra, seja na garrafa de refrigerante, num livrinho dela, na tv... mas na maioria das vezes ela é quem perguntava.

Pra facilitar começamos a dar imagem para as letras. Assim ela poderia visualizar melhor as mesmas. Também aprendemos o alfabeto na escola desta forma. Eu ainda me lembro do A de abelha, do E de escova, do I de índio... e por aí em diante.

Aqui em casa o M é de Mamma (mamãe), o P de Pappa (papai), o G de Giovanni, o Y de Yasmin, o A de appel (maçã), o O de Opa e Oma (vovó e vovô), o E de Eefje (nome de uma prima), o L de Luna (nome da nossa gata), etc. Depois de aprender a reconhecer algumas letras, ela quis aprender a escreve-las também. Achamos meio cedo, mas como o interesse partiu dela nós fomos ensinando.

Tudo começou a cerca de 1 mês e a Yasmin já reconhece praticamente todo o alfabeto, e sabe escrever pelo menos 70% das letras. E ela continua querendo aprender. Continua pedindo.

O que sempre nos admirou nela é a memória incrível que ela tem. A Yasmin comenta coisas que aconteceu 1 ano atrás como se fosse ontem, e com riqueza de detalhes.

Os livros sempre foram os brinquedos favoritos dela. Ela prefere uma historinha do que brincar de boneca... sempre foi assim. Entre os muitos livrinhos que ela tem, há uma coleção de um ursinho chamado Beertje Bruin (Ursinho marrom). Ela adora tanto esta coleção que alguns livrinhos ela sabe de cor. Com 2 anos e meio ela pegava um livrinho do Beertje Bruin e fazia como se estivesse lendo, falava palavra por palavra do livro, e virava de página na hora exata. A impressão que dava é que ela estava realmente lendo o que estava escrito. O livro tem 16 páginas.

Lemos uma reportagem que dizia que iniciar a alfabetização aos 3 anos não é bom pra criança. Pena que no texto não falava como agir quando isto parte da própria criança, porque é complicado negar, ignorar o interesse dela.

Eu acho que tudo tem seu tempo. Por exemplo, ainda achamos cedo ensina-la a escrever palavras usando as letras que ela já conhece. Claro que na empolgação, chegamos a fazer isto. "Yasmin, Mama + Appel + Mama + Appel é a palavra Mamma". Ela discordava. Dai percebemos que estavamos indo rápido demais. Pra ela basta o M e pronto, é Mama. Por enquanto deve ser assim.

Porém já comentamos com ela que a letra é utlizada pra várias palavras e é apenas a primeira letra de determinada palavra. E ela entende, tanto que nunca fala que escreveu Mama, mas que escreveu a letra de Mama. Algumas letras ela chama pelo nome da própria letra, como por exemplo o E. Ela diz: "olha, o E de Eefje".

A conscientização de que letras formam palavras, já existe. Só que complicar mais não é legal. Tudo - como foi até aqui - deve partir da própria Yasmin.

A filha da minha amiga/irmã/cumadre também iniciou cedo sua alfabetização. Também se mostrou pronta antes da maioria das crianças da idade dela. Hoje aos 6 anos ela está na segunda série. Lembro da minha cumadre (né Vá?) se perguntando se deveria colocá-la no primeiro ano aos 5 anos, ou não. É uma decisão importante, porque é o início da vida escolar e social da criança. Mãe sabe o que é melhor pra gente, mas tem decisões que a gente toma, que não tem como prever se lá na frente isto era o melhor a ser feito. A Letícia (filha da minha cumadre) está provando que sim. :)

Mas pra mim e pra Yasmin ainda tem muito chão até lá. Muito livrinho pra lermos juntas, muita letra e coisa nova pra aprender, descobrir. E enquanto isto for prazeroso e divertido pra ela, eu estarei sempre pronta pra incentivar, ensinar e babar. :)

4 comentários:

Unknown disse...

Essa menina é o orgulho da dindinha, engraçado, passou um filme na minha cabeça, parece que eu estava lendo sobre a Letícia, foi exatamente assim e com essa mesma idade, era época de eleição para prefeito e vereadores, cheio de muros com nomes de candidatos e a Lê sempre me perguntava, eu sempre fiz associações tmb, e rapidinho ela sabia todo o alfabeto, era a de Aninha, m de mamãe e assim por diante, acho q o importante é o interesse vir sempre das crianças, não devemos força-las nunca, incentivá-las sempre. Bjs

Adriana disse...

vc tem razão em ajudar se ela tem interesse, mas não atropelar as fases. Eu comecei muito cedo como a Yasmin...com 4 anos e meio eu já sabia ler, aos 5 já comia os gibis do Donald (isso aconteceu pq não tinha essa coisa de ninguém ler pra mim), antes de entrar na pré-escola a diretora conhecia minha mãe e queria que eu pulasse para a primeira série...a professora do prezinho foi contra. Eu sempre fui a mais nova na sala...até a oitava série quando perdi o ano e repeti...me sentia numa sala de atrasados..gente da minha idade que não tinha o mesmo desenvolvimento que eu. Era muito ruim, mesmo desistimulante. Portanto...bom não queimar as fases..mas reconhecer quando ela precisa desse estimulo.

Anônimo disse...

Oi Rose! Que delicia ler esse texto, vc me deu um otimo feedback, pq estou perdida com minha baixinha aqui.... Ela esta atrasada na fala... Mas assim como Yasmin tem um fascinio por livros, e escrita! Ela conta ate 20 em pt ate 10 em holandes e arrisca ate o 5 em ingles! Na hora que sento com ela pra desenhar estou fazendo o seguinte... Desenho algo, ela da o nome, e logo abaixo escrevo o nome do objeto... Procuro sempre usar desenhos com 1,2 ou 3 silabas!
Eh impressionante como ela memoriza... no outro dia escrevi "bola"e ela "leu" bola... Ela simplesmente associou... achei super estranho, pensei ser coincidencia, tentei novamente e escrevi "sol", e ela falou!
Deu um pulo (mae eh boba ne?), fiquei tao feliz! Nao acho que seja cedo ensinar... o que nao podemos eh obrigar... mas se ha interesse, nao fara mal! Lou sempre vem com o lapis e diz "Lapis, pape (lapis e papel), querendo que eu desenhe algo...
Comprei um caderno de calegrafia e comecei a fazer como uma cartilha... ba ba bi bo bu... na pagina seguinte desenho e escrevo o nome embaixo (bola, bala, bico, barco, banana)... Esta dando certo, ela esta apresentando interesse!
Bem, nos falamos no msn... senao vou encher o comentario! Amei seu post! Ja sabia que a Yasmin eh muito especial... e muitooooo linda!!!!! Que orgulho, ne? Beijinhos pra vcs!

Anônimo disse...

miga quis dizer caderno de CARTOGRAFIA e nao calegrafia hehehehe