segunda-feira, 28 de julho de 2008

De Assen à Assen

Ainda nem completei 8 anos de Holanda e já estou a ponto de fazer minha sétima mudança em terras baixas. Este quadro é ainda mais assustador quando se considera o fato de em apenas 2 lugares eu ter vivido (somado) 5 anos. Ou seja, os outros 3 anos dividi vivendo em 5 locais diferentes. Isto significa que em algumas casas eu não fiquei mais do que 7 meses (em uma nem mesmo 3 meses). Sou portanto quase uma cigana. E mudar cansa, se cansa!!

O destino desta vez é Assen, a primeira cidade que morei quando cheguei na Holanda em 2000.


Assen é a capital da província de Drenthe, que junto as províncias de Groningen e Friesland formam o norte da Holanda.

Estamos aqui em Schoorl há 3 anos. Quando viemos pra cá o apartamento foi ótimo pra gente. Afinal até então nos virávanmos moravando num quarto e sala que conseguimos alugar depois de muita procura quando o Daniel arrumou emprego em Amsterdã, e eu estava grávida da Yasmin. Além de ser super pequeno, era dentro de um galpão e não oferecia nenhum conforto ou segurança. Quando a Yasmin fez 7 meses nos mudamos pra Schoorl, num apartamento novinho em folha de 2 quartos. Ideal. Pelo menos até agora. Com 2 filhos de 3 e 1 ano, o apartamento ficou muito pequeno e a falta de espaço começa a complicar.

Desde que viemos do norte da Holanda (o Daniel é de Groningen) pra cá, sempre tinhamos em mente um dia retornar pra lá, afinal a família e os amigos do Daniel são todos daquela região. Eu sempre adorei morar aqui mais próximo de Amsterdã - apesar de não gostar de viver em apartamento - mas achava sem sentido morarmos os dois (Daniel e eu) em um lugar do qual ambos não tinham qualquer relação.

O Daniel desde que veio pra cá só fez planejar a volta pra Groningen (ou arredores), e desde então começamos a discutir onde moraríamos. Eu achava que o nordeste de Groningen (onde o Daniel nasceu) não era talvez ideal pras crianças, já que a mentalidade das pessoas ainda é meio fechada, um pouco boer (caipira) mesmo. Claro que por outro lado eles são pessoas mais amigáveis, educadas e relaxadas em comparação com os holandeses daqui na região de Amsterdã, que estão sempre correndo, são super desconfiados, e nunca te dão um bom dia.

Como um dos locais que ambos moramos e gostamos era Assen, e além de ser uma cidade relativamente grande, mas ainda um lugar tranquilo e familiar, com boas escolas, e perto de Groningenstad (cidade de Groningen) que é uma cidade bem grande (pros padrões holandeses) e também uma cidade universitária - já pensando no futuro dos meus pequenos - foi Assen então a escolhida.

Mas acho que o que influenciou também minha escolha por Assen foi o momento em que vivi lá. Os 3 primeiros meses de Holanda, o encantamento da chegada num mundo totalmente novo.. a primeira neve, o começo da nossa vida juntos.

Coincidentemente, quando a vida aqui na Holanda começou a se tornar normal, o encantamento foi diminuindo, me mudei de Assen, então a cidade ficou pra mim como um lugar místico, um símbolo de uma Holanda que eu olhava com os olhos brilhando, maravilhada. Assen me remete à Holanda que me encantou.

E o bairro que vamos morar agora é o mesmo onde morei há 8 anos atrás, ou seja o mesmo centro comercial, o mesmo supermercado que muitas vezes fomos juntos (Daniel e eu) a bordo da histórica Scotter (motocicleta) amarela.

Os tempos são outros. A Holanda já não é mais tão nova e perfeita pra mim, embora ainda me sinto muito feliz vivendo aqui - apesar da falta que a minha família e amigos me faz. Hoje não somos mais um casal de namorados começando uma relação. Não temos mais a scotter amarela, a liberdade de 2 jovens morando com os pais do rapaz. Mas temos coisas muito melhores :)) Temos um futuro a oferecer aos nossos filhotes e a responsabilidade de fazer a escolha certa de onde eles vão morar nos próximos anos. Onde iniciarão a vida escolar, terão os primeiros amiguinhos, e quem sabe os primeiros amores :)) Mas isto ainda tá longe... melhor nem pensar nisto por enquanto... rs

Hoje o Daniël foi assinar o contrato de aluguel, e a data da mudança vai depender dos atuais moradores. A princípio a entrega das chaves será dia 01/09, mas pode acontecer antes. Enquanto isto estamos já empacotando tudo que já é possível empacotar, e a casa está um caos, com caixas de mudança pra todos os lados. E é só o começo do caos, mas estamos muito felizes, e isto compensa a tragicomédia que é mais uma verhuizen na nossa vida.

Agora é só torcer pra que nossos nervos e movéis suportem mais uma mudança.


MAPA DOS LUGARES QUE VIVI NA HOLANDA E ALEMANHA NESTES QUASE 8 ANOS:

De dez/2000 à fev/2001 - Assen
De fev/2001 à set/2001 - Stavern (Alemanha)
De set/2001 à mai/2002 - Bunde (Alemanha)
De mai/2002 à fev/2004 - Nieuweschans
De fev/2004 à set/2004 - Bunde (Alemanha)
De set/2004 à jul/2005 - Egmond aan den Hoef
De jul/2005 à set/2008 - Schoorl
De set/2008 à ????? - Assen

4 comentários:

Anônimo disse...

Novela é pouco! ;-)
Mas como já disse antes: boa mudança! Com certeza vai dar tudo certo e vai ser ótimo pros pequenos. E, apesar da distância, vamos continuar nos vendo!

Ana Paula Waaijenberg disse...

Boa sorte com a mudança! Eu não pretendo me mudar nos próximos anos... Vindo de um apartamento pra casa nova já deu trabalho. Mas com mais espaço, a gente só faz acumular mais coisas: a próxima mudança vai ser de proporçoes hercúleas :))) Não quero nem imaginar!

Tem uma coisa boa de mudança: finalmente se livrar de muita coisa supérfula.

Sandra disse...

Ah! Vai ser minha vizinha então! Eu moro pertinho de Assen! Eu também vim de perto de Amesterdã, mas não quero mais voltar para lá não! Isto aqui é muito mais calmo, o ar mais saudável e o ambiente/as pessoas mais sereno (as)!

Quem sabe a gente se encontra um dia?

Xau e boa mudança!
Sandra

Anônimo disse...

Oi! Meu cunhado está indo morar em Assen, vai estudar ai por 1 ano... ele tem apenas 21 anos e é bem tímido, a família está toda apreensiva, pois são pessoas humildes e dificilmente poderão visitar ele durante esse tempo q ele passará aí... Depois de ler sua postagem sobre a cidade, fiquei um pouco mais tranquila, mas estou com muito medo por ele... existe algum grupo ou alguma coisa aí q reuna brasileiros? Pq qlq coisa passava a informação pra ele, assim poderia pelo menos de vez em quando se sentir em casa. Obrigada! :)